Como sempre temos falado, a igreja tem uma missão evangelizadora, quanto mais pessoas conseguir para ouvir o evangelho, mais ela se aproxima de cumprir a sua missão.
Trazendo mais pessoas para ouvir o evangelho faz a igreja crescer, quanto mais ela cresce mais fica difícil de gerir as pessoas, em virtude disso, antes de se tornar um membro efetivo as pessoas passam por outras situações, visitante, congregado, entre outros.
Aquelas pessoas que visitam a igreja em algum momento são fortes candidatos a se tornarem membros efetivos, por isso é tão importante a acolhida, o visitante deve se sentir à vontade, antes mesmo de entrar na igreja.
Muitas igrejas adotam a prática de ter pessoas para recepção no estacionamento ou no portão principal de entrada da igreja, justamente para recepcionar de maneira amistosa aquelas pessoas que ainda não fazem parte dos quadros da igreja, para que sintam mais à vontade possível.
É importante que a igreja destaque alguém ou uma equipe para acompanhar os visitantes e sua família, faça o possível para tirar a pressão para que eles se apresentem, alguém deve fazer o primeiro contato e permitir que eles se sintam relaxados.
Depois destas boas práticas, é importante termos em mente que devemos sempre estar em contato com esse visitante, é chegada a hora de colher os dados das pessoas para posterior contato, envio de boas vindas e se for o caso, serem anunciados para os demais presentes.
É aqui que ressaltamos a importância do cadastro de visitantes, são poucas informações que são colhidas, mas aquelas essenciais para um novo contato.
Com o cadastro de visitantes pronto a igreja pode mandar mensagens, cartas convites entre outras.
O secretário pode cadastrar os dados de pessoas que visitam a igreja, é também um cadastro bastante útil e intuitivo, posteriormente se o visitante se tornar um membro efetivo, os dados podem ser exportados para o cadastro de membros.