Célula de Igreja – O Que É e Como Gerenciar Pequenos Grupos

Células são um dos nomes que usamos para identificar pequenos grupos de pessoas que se reúnem semanalmente para louvar ao Senhor, ter um momento de oração, aprender sobre a sua Palavra e também desenvolver a comunhão entre os irmãos.

O maior benefício para a Igreja ao trabalhar com pequenos grupos é trazer mais dinâmica para a expansão do evangelho, pois os líderes das células podem trabalhar no discipulado de maneira rápida e eficiente, transformando cada célula em um braço do ministério principal.

O papel da célula na igreja é eficaz não só na consolidação dos membros, mas também funciona como uma ferramenta de evangelização nos bairros da cidade.

Muitas pessoas não se sentem à vontade em ir a uma igreja ou templo, mas são receptivas quando alguém faz um convite para uma reunião pequena que não tem tanta formalidade.

Hoje, vamos entender um pouco mais sobre como funciona um pequeno grupo e/ou célula de igreja, qual é o conceito e a base bíblica para a sua implantação, como organizar uma reunião e dicas para que a sua célula cresça em quantidade e qualidade.

O que é Célula de Igreja?

Uma célula de igreja é formada por um pequeno grupo de 5 a 15 pessoas. Essas pessoas se reúnem semanalmente, em um dia e horário pré-definido, com o objetivo de cantar louvores em adoração ao Senhor e estudar temas bíblicos com aplicação direta na vida pessoal.

Na célula, também é possível definir períodos de oração e criar roteiros para desenvolver a comunhão entre os membros da igreja e visitantes que residem próximo à casa do líder da célula.

O termo célula é utilizado como referência aos grupos pequenos, pois utilizamos a ideia do corpo humano, que possui muitas células; assim, no “Corpo de Cristo”, que é a Igreja, existem o templo principal e as células.

Sendo assim, podemos resumir os principais objetivos da célula que são:

  • Ter um espaço de louvor e adoração à Deus;
  • Período extra semanal para comunhão com os membros e visitantes da igreja;
  • Desenvolver o processo de leitura e contato com a Bíblia;
  • Preparação e discipulado para multiplicação das células;
  • Evangelismo dinâmico e acessível à todos.

Qual a Base Bíblica para as Células?

Base Bíblica para Células

Como cristãos, tudo que está ao nosso redor deve seguir de acordo com os ensinamentos das escrituras sagradas, e com as células não é diferente. Portanto, é natural que você faça a seguinte pergunta: o que a Bíblia fala sobre células?

Célula é um termo usado pela ciência para fazer referência a pequenas estruturas que formam o corpo humano, ou seja, não existe o termo “célula” na Bíblia.

O que utilizamos aqui é a estrutura da célula que forma algo maior, ou seja, pequenos grupos formam a estrutura ou o corpo da Igreja, como citamos anteriormente.

E já que a definição de célula na igreja nada mais é que um pequeno grupo, esse sim é um termo que a Bíblia apresenta de forma clara:

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Atos 2:46-47

E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.
Atos 5:42

Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu amado Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.
Romanos 16:5

As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muitos vos saúdam Áquila e Priscila, bem como a igreja que se reúne na casa deles.
1 Coríntios 16:19

Saudai os irmãos de Laodiceia, bem como Ninfa e a igreja que ela hospeda em sua casa.
Colossenses 4:15

..e à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa.
Filemom 1:2

Ao ler cada um desses versículos, percebemos a grande importância que a reunião de pequenos grupos tinha no início da Igreja de Cristo. O apóstolo Paulo se referia muitas vezes às igrejas que existiam dentro de uma simples casa.

No início da Igreja, os pequenos grupos eram a semente que gerava novas igrejas e ministérios que alcançariam as nações. Hoje, as Igrejas já estabelecidas utilizam as células como instrumento de comunhão e evangelização local.

Como Funciona Uma Célula?

Quando o movimento de Igrejas em Células teve seu início no Brasil, o funcionamento básico era de um líder e um “Timóteo” (vice-líder).

Essa referência se dá com origem nas narrativas bíblicas da implantação de Igrejas pelo apóstolo Paulo e o auxílio de seu jovem discípulo e amigo Timóteo.

Mesmo que hoje existam diversos nomes para o trabalho com células, a estrutura se mantém com um líder e um vice-líder. Ambos podem oferecer suas casas para que as reuniões aconteçam ou podem definir que um membro da célula seja o anfitrião.

Independentemente do lugar escolhido, toda reunião tem como objetivo falar sobre a palavra de Deus, criar um espaço de comunhão e aprendizado, bem como proporcionar um ambiente acolhedor para que os participantes compartilhem testemunhos entre os irmãos.

É muito comum, mas não é uma regra, a finalização de uma reunião de célula com um cafezinho ou lanches rápidos. Isso contribui para a interação de todos, criando um vínculo cada vez maior entre as pessoas, principalmente quando existem visitantes.

E já que estamos falando de visitantes, à medida que eles vão chegando à sua célula, naturalmente o espaço vai ficar apertado, mas isso é bom, pois chegou o momento de fazer a multiplicação da célula (assim como ocorre no corpo humano).

A partir desse momento, o líder da célula deve buscar uma nova casa e treinar outro líder que vai cuidar de mais um grupo pequeno, bem como definir novos participantes, aumentando assim os pontos de pregação da palavra de Deus.

Essa multiplicação pode ocorrer em uma sequência definida pela própria igreja. Não existe uma regra geral, pois alguns ministérios colocam os líderes na missão de multiplicar, enquanto outros definem “líderes de líderes” ou líder regional de células/pequenos grupos.

Sugestão de Roteiro para Reunião de Células

Logo acima, comentei resumidamente sobre a organização na multiplicação das células, mas isso está contido em uma gestão macro ou geral de implantação e funcionamento das células.

Porém, agora, vamos focar na parte de um roteiro geral de uma reunião de célula, que segue a ordem:

  • Saudação de Abertura;
  • Louvor e Adoração; Quebra-gelo e/ou Dinâmicas;
  • Mensagem/Palavra;
  • Momento de Oração;
  • Comunhão/Confraternização.

Saudação Inicial

No início da célula, o líder se apresenta ao grupo, dizendo seu nome, dando as boas-vindas aos irmãos e agradecendo também a presença dos visitantes, podendo abrir um espaço para que os mesmos também se apresentem.

Duração: Até de 5 minutos.

Oração de Abertura

Momento de Oração

Assim como acontece em um culto, na reunião de célula também é preciso orar para que o Espírito Santo possa conduzir cada momento do encontro que está ocorrendo.

O líder e o vice-líder podem fazer a oração ou pedir que um dos participantes ore pelo grupo.

Duração: Até 5 minutos.

Louvor e Adoração

Louvor e Adoração

Agora que o líder já fez a saudação e a oração de abertura, chegou o momento de adorarmos a Deus através de louvores. E, nos dias de hoje, isso é muito simples de fazer.

Basta preparar uma lista com até 3 músicas e tocar em uma caixa de som Bluetooth, ou reproduzir as músicas em uma TV. Até mesmo um celular pode ser utilizado como ferramenta para adorarmos ao Senhor.

Só fique atento para escolher músicas que não tomem muito tempo, pois o foco principal da reunião é trazer a mensagem da palavra de Deus.

Duração: Até 15 minutos.

Quebra-Gelo e Dinâmicas

Quebra-Gelo nas Células

Como você já viu até aqui, a comunhão é fundamental para manter uma célula saudável, e os quebra-gelos ou dinâmicas são ferramentas que o líder pode utilizar.

O objetivo aqui é aumentar o engajamento do grupo, criando um ambiente ideal para que todos se sintam mais à vontade e acolhidos pelos irmãos.

Já publicamos um artigo especial sobre dinâmicas de células, com diversas brincadeiras, quebra-gelos, perguntas e respostas e muitas atividades que vão fazer toda a diferença nas reuniões.

Duração: Até 15 minutos.

Avisos da Célula e da Igreja

Nesse momento, o líder separa alguns minutos para trazer os anúncios da Igreja e também de alguma atividade extra que pode acontecer na célula. De forma breve, o líder avisa sobre a programação semanal/mensal aos membros e visitantes.

Se a igreja possui um app para membros, melhor ainda, basta que o líder recomende aos participantes que baixem para acompanhar cada passo do ministério.

Duração: Até 5 minutos.

Mensagem, Pregação da Palavra

Lendo a Bíblia

Esse é o objetivo principal da célula, a ministração de uma mensagem bíblica que apresenta a palavra de salvação e santificação. Algumas igrejas optam por definir um tema mensal para células, outras preferem criar uma versão reduzida das mensagens entregues nos cultos de domingo.

Outro modelo interessante de mensagem é aplicar estudos bíblicos para aumentar o conhecimento dos membros.

O líder pode definir em determinado mês que os estudos e mensagens terão como base o livro de Marcos, e no outro mês poderão estudar qual a missão da Igreja na Terra.

O ideal é que não só o líder entregue a mensagem, mas que todos sejam estimulados a perguntar e compartilhar tudo aquilo que tem sido ministrado na Igreja e nas reuniões de célula.

Duração: Até 40 minutos.

Pedidos de Oração

Oramos na igreja e na célula também. Em toda reunião, o líder pode e deve abrir um espaço para os pedidos de oração.

O modo como os pedidos serão feitos cabe ao líder, pois os participantes podem falar o pedido abertamente ou escrever em um papel e depositar numa caixinha à disposição de todos.

Duração: Até 5 minutos.

Oração de Encerramento

Chegamos ao final da reunião, todos já receberam uma palavra abençoada. Agora, o líder faz uma oração, agradecendo a Deus pela reunião e pela vida de cada participante.

Durante a oração, o grupo apresenta ao Senhor os pedidos que foram falados e depositados durante a reunião.

Duração: 5 minutos

Comunhão/Confraternização

Comunhão com Comida

É muito comum encerrar uma reunião com um café ou lanche, criando uma oportunidade de comunhão entre os irmãos, além de integrar os visitantes na célula.

Não existe uma regra, mas os anfitriões geralmente organizam com o líder sobre os lanches.

Algumas células optam por ter uma lista em que cada participante fica responsável pela comunhão em cada semana.

Duração: tempo livre

Como Fazer a Gestão de Células?

Se você aplicar tudo que aprendeu até aqui, tenho certeza que sua célula está no caminho certo na missão de divulgar o evangelho e a Palavra de Deus.

É possível desempenhar um trabalho ainda melhor na hora de discipular e fazer a gestão de pequenos grupos e células.

E essa gestão é feita na hora que a igreja escolhe um sistema adequado para as necessidades do seu ministério. Quando os líderes contam com a opção de gerar relatórios e gráficos, tudo fica mais fácil.

O pastor pode entender como os líderes estão conduzindo os grupos e células, e todos podem entender o que precisa ser feito para que cada reunião possa ser mais eficiente na implantação, funcionamento e evangelização. Por isso, ao escolher um sistema de gestão para igrejas e células, você deve:

Utilizar um App e\ou Sistema Online para Gestão das Células

Quando a igreja opta por uma plataforma ou sistema online, os cadastros de membros ficam à disposição da liderança para o controle de presença e atividades nas células. Os membros podem facilmente encontrar os dias e horários das reuniões no seu bairro e também sobre os cultos na igreja.

Todos os cadastros em um sistema online geram inúmeros relatórios para acompanhar visitantes, membros e a evolução de cada grupo ou célula, permitindo que a liderança planeje e ajuste tudo aquilo que vai impactar na multiplicação das células e no crescimento da igreja.

Algumas igrejas possuem células híbridas, outras homogêneas, proporcionando aos participantes um ambiente em que todos se sintam à vontade.

Um bom exemplo disso é quando existem células apenas de mulheres ou para casais, assim, cada público tem uma opção que o atenda.

Cadastro de Visitantes e Participantes

Como o foco principal da célula é a divulgação do evangelho, um bom sistema de gestão deve oferecer aos líderes o cadastro, bem como o acompanhamento dos visitantes que frequentam as células.

Esse acompanhamento é essencial, pois o pastor e a liderança podem visitar essas pessoas, conhecendo um pouco mais sobre elas e suas famílias, pois o objetivo maior é que as pessoas não frequentem apenas as células, mas sim a Igreja.

Quanto aos membros da Igreja, o líder pode realizar o controle de presença, gerando assim dados analíticos ao pastor que procura pessoas que estejam engajadas em diversas atividades da igreja.

Um membro que participa das células pode ser um novo líder amanhã!

Todos esses cadastros e controle de presença nas células podem ser implantados em sua igreja através do sistema Zeke.

Relatórios de Células

Os dados que a igreja armazena sempre serão utilizados para gerar relatórios e gráficos de acompanhamento do ministério.

De que adianta existirem as células, se o pastor não sabe quantos visitantes passam por elas?

Quantas pessoas estão aceitando Jesus em cada reunião? As células estão se multiplicando ou diminuindo?

Cada relatório ajuda a igreja na tomada das melhores decisões. Os principais relatórios de células devem mostrar:

  • Quantidade de visitantes;
  • Células que mais recebem visitantes;
  • Quantidade de participantes;
  • Conversões nas reuniões;
  • Controle de presença dos membros por cargo na igreja;

No Zeke, essas informações estão disponíveis em poucos cliques. O sistema faz a integração entre líderes, membros, visitantes e células de forma rápida e transparente ao usuário.

Quando o secretário cadastra um membro no Zeke, já é possível destinar esse membro a uma célula no sistema.

Todos esses cadastros e relatórios vão ajudar a liderança a entender o que está dando certo e também quais são as regiões da cidade e/ou quais ministérios da igreja precisam de uma atenção especial.

Afinal, uma igreja saudável deve cuidar para que suas células também sejam saudáveis.

E então, como funcionam as células ou grupos pequenos na sua igreja?

Você faz algo diferente do que mostramos aqui?

Fique na paz!

Deixe um comentário

Click to access the login or register cheese