Hoje, vamos conversar sobre como iniciar o ministério infantil em uma igreja já estabelecida ou na implantação de uma nova em apenas quatro passos.
Criar e manter um ministério infantil saudável pode ser tão desafiador quanto a direção da própria igreja.
Minha esperança é que essas quatro etapas sirvam como um pontapé inicial, um guia prático sobre o que você precisa para cuidar desse ministério tão importante.
Antes de tudo, é importante lembrar que precisamos orar por este ministério, pois é o próprio Senhor que cuidará de todos os nossos passos.
Precisamos orar pelas crianças, pelas famílias, pelos voluntários e por todas as pessoas que entrarão nessas salas de aula.
Mesmo com oração, liderar um ministério infantil vem acompanhado de momentos de frustração e falha, mas também há muitos momentos de alegria e celebração.
Pela graça de Deus, em um ambiente de ministério infantil, temos a oportunidade de ensinar as crianças sobre Jesus pela primeira vez, bem como consolidar a fé dos pequeninos.
Podemos ouvir quando elas memorizam as escrituras e guardam a palavra de Deus em seus corações. Podemos celebrar quando elas recebem suas novas Bíblias e começam a ler as histórias das escrituras.
E, se Deus quiser, poderemos celebrar quando elas proclamarem Jesus como seu Senhor e Salvador.
Não há nada melhor do que ver crianças conhecendo Jesus e ver famílias e gerações sendo transformadas porque nossos voluntários e nossa equipe decidiram investir na próxima geração.
Pensar nisso já é motivo de muita alegria.
E assim, quero garantir que, ao comentar sobre cada dica, cubramos este ministério e seus líderes com muita oração.
Essa é a base fundamental para tudo o que fazemos, porque sabemos que sem o trabalho de Deus em nossas vidas, não podemos fazer nada. Então, vamos começar?
1 – Encontre um Líder
Ao contrário de uma construção, que começa a obra no solo, o ministério infantil começa pela liderança. Temos essa base fundamental na etapa número um, e todas as outras serão influenciadas a partir dela.
O líder será aquele que levará uma visão para a formação do ministério. É importante definir quem está no comando, quem é a pessoa de referência para perguntas, sugestões e informações.
Quem Toma as Decisões?
No corpo de Cristo cada um tem a sua função. À medida que a igreja e os ministérios crescem, a igreja conseguirá trabalhar em diversas frentes, proporcionando que as famílias estejam em contato com a palavra, mesmo com estratégias diferentes.
O pastor principal não pode estar pregando no culto dos adultos e ao mesmo tempo garantindo que os voluntários estejam prontos e que as crianças estejam participando da lição.
Ele precisa focar na condução das ministrações e no auxílio geral dos ministérios, ou seja, ele terá um controle macro, sem a necessidade de se preocupar com detalhes de cada ministério.
Cada ministério e denominação possui o seu estilo de organização. Algumas igrejas optam por delegar o ministério infantil para a esposa do pastor ou para as esposas de diáconos e presbíteros.
Como eu disse, isso não é uma regra, mas geralmente as mulheres, mães, são aquelas que possuem uma vivência maior com as crianças, mas nada impede que os homens da igreja também possam participar das ministrações e demais atividades deste ministério.
O líder ou a líder não precisa ter todas as respostas ou mesmo ter muita experiência em ministério infantil, mas o que ele ou ela precisa ter é um coração disposto e um espírito ensinável.
Depois de nomear um líder, comece a lançar a visão. Você tem uma declaração de missão e visão para sua igreja? Ótimo! Use isso como referência.
Não precisamos reinventar a roda para o nosso ministério infantil ou criar uma missão e visão separadas.
Nosso ministério infantil deve ser uma extensão do que é ministrado aos adultos, não é necessário criar uma “mini-igreja” com foco totalmente diferente.
Aqui estão alguns exemplos de declarações de missão para ministério infantil:
- Acompanhamos os pais para criar a próxima geração para amar o Senhor com todo o seu coração, mente, alma e força.
- Criando um espaço seguro para as crianças experimentarem o amor de Deus e a verdade do evangelho.
- Cultivando crenças infantis em uma fé para a vida toda.
Esses são ótimos exemplos de uma declaração de missão para um ministério infantil. Nossas palavras devem seguir nossos valores, e se afirmamos ser uma igreja que valoriza a próxima geração de crentes, precisamos falar sobre isso.
Compartilhe histórias do que está acontecendo em seu ministério infantil. Celebre com cada um dos voluntários.
A experiência continuará a mudar à medida que sua igreja e comunidade crescem, mas como comunicamos sobre o nosso ministério infantil deve ser intencional desde o início.
Antes desse ministério se consolidar, entenda que será preciso subir ao púlpito e pedir que as pessoas se prontifiquem para criar e cuidar da igreja de amanhã.
Nesse momento, já temos um líder e uma missão, então podemos seguir para o próximo passo, que é…
2 – Ambiente Seguro
O segundo passo é criar um espaço e torná-lo seguro. A partir de agora, o líder e sua equipe devem encontrar um espaço seguro para o nosso ministério infantil se reunir.
Eu enfatizo a palavra “seguro” porque a segurança deve ser a base do nosso ministério. Se nosso espaço e nossos voluntários não são seguros, os pais não deixarão seus filhos aos nossos cuidados.
Ao falarmos de segurança no ministério infantil, é importante lembrar esta frase: segurança mais intencionalidade é igual a confiança.
Vamos falar sobre intencionalidade em um segundo, mas vamos abordar a questão da segurança primeiro. Aqui estão três perguntas para fazer ao trabalhar para criar um ambiente seguro para as crianças.
Quem Tem Acesso?
O espaço das crianças deve ser fechado para qualquer pessoa que não seja pai/mãe, voluntário e, realmente, qualquer pessoa que não tenha uma etiqueta de identificação ou um número correspondente ao que as crianças têm em suas etiquetas de nome.
Se não há como identificar o local em uma primeiro momento, feche ou até tranque a porta da sala.
Pode ser um divisor com um sinal indicando que você não pode passar. Também pode ser um voluntário de segurança. Sei que, às vezes, no ambiente de montagem e desmontagem ou em uma igreja pequena, não temos portas fechadas.
Temos um corredor que está aberto e não pode ser realmente seguro por uma porta ou divisor. Então, convidamos um voluntário para ficar ali e ser um voluntário de segurança, garantindo que qualquer visitante indesejado não tenha acesso.
A Sala ou Espaço é à Prova de Crianças?
Estamos usando uma sala de aula do ensino médio ou uma sala de conferências que tem acessibilidade a produtos de limpeza, tomadas expostas ou cabos em geral?
Caminhe pelo espaço e trave todos esses armários, tampe essas tomadas e guarde todos os cabos.
A Equipe com Adultos Suficientes?
Sempre deve haver dois adultos em cada sala. Sei que isso pode ser realmente difícil de conseguir em uma igreja pequena ou plantando igreja, mas essa política protegerá nossas crianças, nossos voluntários e nossa igreja.
É melhor fechar a sala de aula do que ter apenas um voluntário trabalhando. Isso coloca todos em risco.
À medida que continuamos a crescer e a receber novos voluntários, há treinamentos específicos e processos que podemos participar para aumentar a segurança, e vamos falar sobre isso no próximo passo.
Depois de ter algumas políticas de segurança em vigor, podemos trabalhar em direção à intencionalidade.
Nosso espaço não precisa ser o maior, não precisa ter a tecnologia mais recente ou a pintura mais chamativa ou todos os novos brinquedos legais, mas podemos ajustá-lo para que pareça que as crianças pertencem a ele.
Se uma criança entra em uma sala de conferências sem vida, ela não ficará animada, não vai querer voltar, não se sentirá pertencente, sentirá que está fora do lugar.
Mas aqui estão algumas maneiras simples de praticar intencionalidade em torno de um espaço de ministério infantil:
Encontre Cadeiras e Mesas no Tamanho Infantil
Não queremos que uma criança em idade pré-escolar tente subir em uma cadeira de tamanho adulto para participar de pequenos grupos.
Talvez possamos investir em algumas cadeiras ou mesas coloridas que adicionem aquele toque de cor e possam ser realmente convidativas para nossas crianças pequenas nas salas de aula de pré-escola ou berçário.
Sinalização Colorida
Isso é realmente importante porque precisamos daquela sinalização de orientação para ajudar as famílias a saber para onde estão indo, especialmente aquelas novas famílias.
Temos um sinal que diz onde as famílias devem fazer o check-in?
Temos um sinal dizendo quais salas de aula são quais?
E temos um sinal indicando onde estão os banheiros?
Todos esses itens são importantes.
Tapete Colorido ou Quadrados de Carpete
Quão divertido seria entrar e ter um tapete realmente fofo e multicolorido onde todos os pré-escolares se reúnem para o grande grupo?
Isso não só adiciona cor, mas dá às crianças um lugar para pertencer no tapete com todos os seus amigos.
Toque Uma Música Divertida Enquanto as Crianças Entram
Nenhuma criança quer entrar em uma sala de aula que está em silêncio. Isso é chato, não causa emoções e não é nada acolhedor.
Prepare a playlist musical, compartilhe com os pais, envie um trecho para que compartilhem com os filhos quais serão as músicas do próximo cultinho.
Voluntário Amigável para Receber suas Famílias
Essa tarefa é geralmente deixada de lado, mas é muito importante ter um voluntário no check-in de novas famílias ou bem na frente das portas das salas de aula.
Quando temos um voluntário que conhece as crianças pelo nome e diz:
“Oi, Júlia, estou tão animada que você está aqui. Seja bem-vinda à igreja. Como foi sua semana?
O que aconteceu? Eu estava orando por você”, mostramos às crianças que elas são importantes e que este é o lugar delas.
Essas são apenas algumas maneiras simples de escolher intencionalidade ao pensar sobre o espaço do nosso ministério infantil. Sabemos que o espaço inicial para o ministério pode não ser suficiente.
Pode parecer tentador sacrificar a segurança ou a intencionalidade para encaixar mais crianças em uma sala de aula ou para colocar mais adultos no espaço de adoração dos adultos. Infelizmente, isso não vai dar certo a longo prazo.
Convide as crianças maiores para se sentarem com suas famílias durante o culto para liberar mais espaço nas áreas do ministério infantil. É preciso procurar todas as alternativas possíveis antes de sacrificar a segurança.
3 – A Equipe
A terceira etapa é construir uma equipe e receber intencionalmente. Vimos essa palavra “intencionalmente” muitas vezes, e é importante ao construir um ministério. Queremos fazer isso com intenção.
Queremos pensar no “porquê” por trás do “quê”. Queremos ser capazes de fazer nossa visão e missão ganharem vida, mesmo em nosso ministério infantil. Então, continuaremos ouvindo a palavra “intencionalmente”.
Agora chega a parte divertida: é hora de reunir nosso pessoal.
Temos um líder e um espaço seguro. Agora precisamos encontrar voluntários para liderar, ensinar e brincar com as crianças. Encontrar voluntários pode ser um grande desafio. Talvez você já tenha passado por essa situação.
Mas existe algo melhor do que convidar pessoas para algo super divertido e compartilhar o evangelho com a próxima geração de crentes?
Na minha opinião, não há nada mais emocionante do que isso. Então, lembre-se de que na primeira etapa falamos sobre lançar a visão.
Conversa de Elevador
Bem, é aqui que essa visão e missão são úteis. Pegue sua visão e missão e crie o que gosto de chamar de uma “conversa de elevador”. Não precisa ser super vendedor, mas deve ser convidativo e intrigante.
Usamos o termo “conversa de elevador” para nos referir àquelas conversas rápidas de elevador que podem ocorrer no trabalho ou quando encontramos um conhecido do mesmo prédio.
A questão é passar uma mensagem rápida, informal, mas com um objetivo bem definido. Devemos deixar as pessoas querendo saber mais e querendo se envolver.
Aqui está um exemplo de uma conversa de elevador que costumo usar ao recrutar voluntários:
“Oi, meu nome é Alice dos Santos e sou a líder aqui no ministério infantil da igreja. Nossa igreja tem a oportunidade de fazer parceria com os pais e compartilhar a história de Jesus com a próxima geração.
Estamos muito animados em abrir uma nova sala de aula para nossos alunos de 4 a 6 anos.
À medida que trabalhamos para abrir essa sala de aula, estamos procurando quatro ótimas pessoas para liderar essa sala aos domingos de manhã, duas para serem professores principais e duas para serem assistentes.
Eles vão brincar, conversar sobre a história, cantar músicas, fazer lanches e se divertir muito. Adoraríamos que você se juntasse à nossa equipe.
Você pode passar esta semana orando sobre como seria servir em nosso ministério no próximo ano?
Eu entrarei em contato na próxima semana”.
Algumas coisas a notar sobre o recrutamento de voluntários e sobre aquela conversa de elevador que acabei de dar. A intenção é clara, e informamos exatamente qual função é necessária nesse momento para o desenvolvimento do ministério.
Estamos procurando dois professores para liderar o grupo de pequenos de primeira a terceira série e dois professores para serem assistentes.
Nomeamos o compromisso, dizendo que procuramos voluntários para liderar durante o próximo ano e reconhecemos a necessidade.
Dizemos: “Ei, isso é o que precisamos para abrir essa sala de aula”.
É importante não ter medo de nomear a necessidade. Todos precisamos de voluntários. As igrejas não funcionam sem eles.
Não pertencemos à única igreja que precisa de voluntários. Então, fale sobre isso. Admita. Nomeie a necessidade.
Se precisamos de 10 pessoas para abrir uma sala de aula, compartilhe isso durante os cultos. Se precisamos de alguém para segurar bebês ou ministrar aulas, fale sobre isso.
O maior obstáculo para recrutar voluntários é deixar nosso pessoal no escuro. Quando nosso pessoal não sabe para o que está sendo convidado, eles certamente negarão o convite.
É como se fossemos convidados para uma festa, mas ninguém nos dissesse a que horas começa, para onde ir ou o que trazer, não gostaríamos de ir.
E o mesmo se aplica ao voluntariado. É importante dar o máximo de detalhes possível para que os voluntários possam começar a se imaginar servindo em nosso ministério.
Depois de obter um “sim” do nosso voluntário, é hora de celebrar, mas também é hora de recebê-lo. O processo de integração é uma grande parte de responder àquelas perguntas de “o quê”, “onde” e “quando” que acabamos de falar.
O processo de integração nos dá a chance de conhecer nosso voluntário e dá ao voluntário a chance de conhecer o ministério. Aqui estão quatro etapas básicas do processo de integração e as perguntas que elas respondem:
Entrevista
Isso pode ser um documento fácil para conhecer você, onde coletamos informações. Isso ajuda a saber quem eles são e qual é a história deles.
Eles são membros da nossa igreja? Eles são crentes? Eles concordam com nossa declaração de fé? Essas são algumas perguntas básicas que uma aplicação deve cobrir.
Observação
Oferecer um período de adaptação, pois mesmo precisando das pessoas, elas precisam se sentir minimamente à vontade. Então, permita que os novos voluntários observem como funciona o ministério e os coloque em salas diferentes.
Talvez fiquem um pouco em uma sala com bebês e digam: “Nossa, os bebês não são para mim, talvez eu seja mais útil com crianças um pouco maiores”, ou vice-versa.
Queremos que eles tenham a liberdade de dizer: “Puxa, eu não consigo passar a lição seguindo o material didático, vamos tentar outra coisa”.
Seleção
À medida que nossos voluntários e liderança crescem, chega o momento de você criar um processo de seleção.
Esta é apenas mais uma maneira de conhecer um pouco mais sobre os nossos voluntários e como eles esperam contribuir com o ministério infantil.
Cultura
À medida que trabalhamos para construir nossa equipe, não nos esqueçamos de nos divertir. Temos a chance de criar a cultura do nosso ministério desde o início, o que é muito mais fácil do que tentar mudar a cultura 10 anos depois.
Então, celebre e aprecie sua equipe como louco. Compre donuts, cupcakes, encomende os brindes da igreja, ore por sua equipe. Celebre novos voluntários e incentive-os ao longo da semana.
Crie uma cultura de equipe onde nossa equipe se sinta valorizada e que o trabalho que estão fazendo é importante.
O ministério é um jogo de longo prazo e, muitas vezes, no ministério infantil, não vemos o fruto do nosso trabalho imediatamente.
Então, continue a compartilhar histórias e lembrar os voluntários porque fazem o que fazem. É muito divertido quando podemos fazer ministério lado a lado com nossos amigos e irmãos.
4 – Escolha do Material Didático
A etapa número quatro é encontrar um material didático e ensinar o evangelho. Então, a próxima etapa é descobrir o que nossos voluntários estão ensinando.
Há uma pequena chance de já termos pensado em algum tipo de material cristão, especialmente se fizermos parte de uma denominação específica ou se estivermos participando de um processo de plantação de igrejas, e isso é ótimo, mas se não, aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher um material.
Podemos citar duas denominações que são referência no ensino bíblico. De um lado, temos a Assembleia de Deus, que conta com o vasto material fornecido pela CPAD (editora reconhecida pela divulgação de materiais didáticos para igrejas pentecostais).
De outro, temos a Igreja Presbiteriana do Brasil, que tem na sua declaração de fé uma base para as matérias da EBD do ensino infantil.
Esta denominação também utiliza materiais da Editora Cultura Cristã (que tem seu foco em igrejas reformadas). Por isso, é tão importante tomar a base dos materiais pela doutrina teológica da sua denominação.
O conteúdo do material está alinhado com a nossa teologia e declaração de fé?
Peça amostras das revistas, apostilas etc. Leia por completo, dê uma amostra para o pessoal da equipe para ajudar na análise.
Qual é a ideia principal ensinada, verdade fundamental, verdade básica, qualquer que seja o nome que eles deem, está alinhado com o que queremos que nossos filhos aprendam?
Outro ponto importante é o orçamento. Quanto dinheiro a nossa igreja reservou para o material do ministério infantil?
Podemos gastar R$ 1.000,00 por ano em um material ou até R$ 15.000,00 por ano.
A definição do orçamento tem que ser muito bem trabalhada entre a liderança e a equipe da igreja, pois quanto mais completo o material, menos tempo as professoras terão que se dedicar na preparação das aulas.
Porém, o material será um pouco mais caro. E se o material é completo, tem várias apostilas e folders, será que a igreja tem espaço para armazenar todos eles?
A outra necessidade relacionada ao material envolve a tecnologia. Além do material impresso, podemos receber conteúdo digital da editora.
Por isso, precisamos responder as seguintes perguntas:
- Temos a tecnologia certa em funcionamento?
- Vamos apresentar aulas vídeos?
- Precisamos instalar uma TV?
- Temos uma impressora?
Algumas editoras disponibilizam amostras impressas e na versão epub ou pdf. Então, baixe a amostra, verifique, entregue aos pais, obtenha feedback e isso definitivamente ajudará a descobrir qual material será o melhor para nossa igreja.
Este é o último passo, mas também é um passo extremamente importante. Todos sabemos que os líderes do ministério infantil só veem as crianças uma a duas horas por semana e isso se elas vierem à igreja todos os fins de semana.
Os pais passam significativamente mais tempo com seus filhos. Além do tempo que passam com seus filhos, vemos como é importante que os pais discipulem seus filhos ao longo de toda a Bíblia.
Uma grande parte do nosso trabalho deve ser investir nos pais e ensiná-los a liderar em casa. Toda casa deve ser vista como um campo missionário e que os pais estão na linha de frente para ensinar o evangelho aos seus filhos.
Esse trabalho do discipulado familiar tem seus desafios, mas temos a grande oportunidade de sermos o maior incentivador dos pais e avós.
Aqui estão três coisas a considerar quando se trata dessa parceria com os pais:
Eles Não Sabem por Onde Começar
Talvez não tenham crescido na igreja, talvez não tenham sido discipulados quando crianças ou talvez não se sintam confiantes o suficiente em seu próprio conhecimento de quem Deus é para ter conversas com seus filhos em casa.
Cada família tem seu ritmo, uma rotina definida. Por isso, devemos montar um plano de estudo que possa ser realizado sem tomar muito tempo dos pais, pois o mais importante não é a quantidade de lições, mas a qualidade com que elas são passadas.
Aproveite os períodos importantes do calendário como a Páscoa e o Natal para aproveitar todo o clima de animação e reflexão que esses períodos do ano oferecem.
Trabalhe com um Tema Mensal
Traga novo ânimo e novas lições para que as crianças e seus pais tenham sempre um novo tema para trabalhar (e se divertir) juntos.
Aproveite cada estação do ano para comentar como Deus criou e como Ele sustenta o mundo, a natureza, os animais e a vida que temos.
O segredo aqui é manter tudo o mais simples e consistente.
Mantenha as Mensagens Simples e Organizadas
Envie e-mails, mensagens em listas ou grupos do WhatsApp, compartilhe tudo aquilo que é tratado em sala de aula.
Quando continuamos aparecendo nos bons momentos, os pais saberão para onde se voltar nos momentos difíceis.
Esses são os nossos quatro passos. Você chegou ao fim! Respire fundo.
Pode parecer muita coisa, mas comece com a etapa um com calma de dedicação. Comece a construir esse ministério uma etapa de cada vez.
Não se esqueça de orar, não se esqueça de confiar em Jesus e não se esqueça de convidar outras pessoas para o processo.
Queremos agradecer a contribuição do excelente conteúdo produzido por Lauren Jackson, da Kids Ministry Circle. Nós transcrevemos o vídeo How to Start a Children’s Ministry e o adaptamos para a realidade das igrejas brasileiras.
Você é a responsável pelo ministério infantil de sua igreja?
Compartilhe com a gente nos comentários a sua experiência com o trabalho junto à igreja de amanhã.
Fique na paz!