O Papel da Gestão da Secretaria na Igreja Evangélica

Neste artigo vamos descrever as atividades afetas a Secretaria da Igreja Evangélica, bem como o papel do Secretário nos diversos processos e ainda um exemplo genérico de como desempenhar cada atividade.

Acompanhe conosco, vai ser de grande valia para os trabalhos da sua igreja e do ministério.

A Secretaria é um importante órgão da igreja, é o coração e o centro nervoso das deliberações e dos caminhos trilhados pela instituição.

As maiores e mais importantes decisões devem ser tomadas em conjunto com a Secretaria e as rotinas necessárias para o encaminhamento das decisões devem ser implementadas no âmbito deste departamento.

Este departamento tem papel fundamental na condução das atividades da Igreja Evangélica, é o Estatuto da Instituição que cria e determina as responsabilidade e obrigações da Secretaria.

O que Faz um Secretário de Igreja?

Secretario de Igreja Trabalhando

Podemos afirmar, sem medo de errar, que o crescimento ou a estagnação das igrejas depende muito da habilidade e das atitudes de um bom secretário de igreja.

Feliz e vitorioso é o Pastor ou Dirigente de uma igreja que tem ao seu lado um auxiliar que reúna as condições essenciais de um bom Secretário.

Hoje, vivemos tempos modernos, a geração atual é diferente da geração anterior, há tempos atrás ao precisarmos contatar determinado membro ou liderança da igreja, o único caminho era o telefone fixo, caso se pudesse contar com esse luxo, ou mandar recado.

Agora, todos tem celular, smartphones ou tablets, nem é preciso ligar, basta mandar uma mensagem ou deixar um recado nas diversas redes sociais.

Ainda neste paradoxo, em tempos nem tão remotos, para redigir um documento, uma carta, um memorando era necessário recorrer a boa e velha máquina de escrever, vamos mais longe ainda, eram poucos os que sabiam a arte da datilografia.

E transações bancárias?

Só pessoalmente, era necessário enfrentar filas, não existiam caixa eletrônicos nem a possibilidade de efetuar pagamentos ou transferências sem passar pela agência bancária.

Porque estamos falando isso?

Adentramos neste assunto exatamente para detalhar os conhecimentos e as qualidades que deve possuir um bom Secretário.

Em sentido figurado, ao escolhermos um homem ou mulher que queira se dedicar à secretaria da igreja, devemos “deixar de lado a máquina de escrever”, neste sentido o Secretário da Igreja deve:

  • Ter aptidão moral;
  • Ser organizado;
  • Ter boa redação e escrever com facilidade;
  • Conhecer o trabalho da Secretaria da Igreja;
  • Deve ser zeloso no trato das coisas da Igreja;
  • Estar antenado com a tecnologia (através de um sistema de gestão para igrejas ou aplicativo para igrejas e membros), informática e os avanços da comunicação; entre outros.

Funções da Secretaria e Consequentemente do Secretário

Funções do Secretário de Igreja

Em sentido geral, é o Estatuto da Igreja que define formalmente as atribuições do Secretário, entretanto, listamos abaixo genericamente as principais funções que devem ser executadas no âmbito da Secretaria da Igreja:

  • Redigir e fazer o registro no cartório de todas as atas da igreja;
  • Cuidar da correspondência;
  • Zelar pelo registro da membresia, atualizar as fichas com batismos, casamentos, inatividade e outras situações;
  • Preparar a agenda anual da igreja, boletins, informativos e publicações;
  • Cuidar dos arquivos da igreja, fichas de membros, documentação legal, cartas e correspondências em geral;
  • Emitir a credencial da membresia, caso a igreja faça uso;
  • Enviar cartas de aniversário para os membros da igreja;
  • Felicitar a igreja, seus departamentos e outras igrejas ou instituições por festividades, eventos ou comemorações especiais;
  • Preparar as cartas de transferências e enviá-las a quem de direito;
  • Receber e acompanhar os novos convertidos, providenciando-lhes as fichas de registro;
  • Fazer o devido registro e cuidar dos bens da igreja;
  • Preparar as rotinas para os batismos;
  • Emitir certificados de apresentação, casamento, batismos dos membros, etc.

Todas estas tarefas são necessárias para o funcionamento da igreja, é muito importante que o próprio secretário estabeleça uma rotina dentro do seu tempo para realizá-las.

Igrejas maiores, se possível, devem ter funcionários remunerados para auxiliar o Secretário na conclusão dos seus trabalhos, principalmente as rotinas mais repetitivas.

Agora, vamos falar sobre atas, como cuidar, como arquivar, como numerar e as dicas de como escrever corretamente, os tópicos que devem ser abordados, de quem colher assinatura e como fazer para registrar uma ata no cartório.

Vamos lá então!

Principais Documentos para Secretaria de Igreja

Documentos da Igreja

A organização dos registros históricos, a redação das atas e o controle e arquivo das correspondências.

Além de ser uma rotina obrigatória no âmbito das igrejas é também um fator determinante na boa organização e consequente sucesso e crescimento organizacional da mesma.

O que é uma Ata?

É a forma de se registrar ou relatar em um documento tudo que se passou numa reunião, congresso ou assembleia que pode ser ordinária ou extraordinária.

Na confecção da ata recomenda-se utilizar uma linguagem simples, entretanto, clara e objetiva, não utilizar parágrafos a fim de evitar que sejam incluídas novas informações após a ata ter sido aprovada.

Na confecção da ata deve-se constar o nome completo das pessoas, mesmo na reincidência de sua fala ou proposição.

Visto que a ata é um documento que vai ficar para a história da instituição e como sabemos, o povo brasileiro tem memória curta, então quanto mais informações, melhor.

Lendo Ata da Igreja

Principais características na elaboração de uma ata:

  • O texto da ata deve ser contínuo, obviamente que deve obedecer as regras da boa ortografia, entretanto, não deve conter parágrafos ou listas de itens, deve ser redigido de forma reduzida como se fosse um único e longo parágrafo, não se permitindo espaços em branco;
  • Quaisquer citações a valores, números, quantias, datas e outras expressões que podem ser representadas por números ou cifras devem ser sempre representadas por extenso;
  • Não se deve usar abreviaturas ou siglas;
  • Não se referir a pessoas utilizando alcunhas, apelidos ou somente o primeiro nome, sempre nomes completos;
  • Não deve conter emendas, rasuras e também não utilizar corretivo;
  • Os verbos utilizados para descrever as ações deve ser sempre no pretérito perfeito do indicativo (falou, confirmou, pediu, decidiu, perguntou…).

De maneira geral a Ata deve ser composta de:

Título

É a identificação da reunião que está sendo relatada. Exemplo: Ata de posse da diretoria eleita para o biênio 2024/2025.

Abertura

É o início da ata propriamente dita, deve se iniciar pela data por extenso, o horário, o local, com nome e endereço completo e o nome dos participantes, as pessoas com cargos devem ser relacionadas nominalmente, uma a uma com o seu respectivo cargo.

Os grupos de pessoas devem ser relacionados apenas com o nome do grupo a que pertencem, exemplo:

“Presentes os membros do Conselho Fiscal”, é também importante registrar quem presidiu e quem secretariou ou foi chamado para secretariar a reunião.

Se houve uma convocação, é importante registrar na ata que em cumprimento a convocação, se houver um número mínimo de presentes para se dar abertura na reunião, tudo isso deve ser registrado.

Assunto Tratado ou Ordem do Dia

É onde descrevemos o assunto tratado e as decisões que foram tomadas, após a avaliação e a discussão dos assuntos que motivaram a reunião.

É interessante registrarmos as ações que serão efetivamente tomadas e as pessoas, grupos de pessoas ou departamentos que ficarão responsáveis para executar ou coordenar a execução destas ações.

Partindo do princípio de que nada acontece sozinho ou de per si, é importante deixar registrado os responsáveis, métodos, meios, prazos e as medidas que serão tomadas para que as ações deliberadas aconteçam de fato.

Inclusive, destacando se for o caso, quem ou quais pessoas ficarão responsáveis por acompanhar o projeto ou plano aprovado para que ele NÃO FIQUE SÓ NO PAPEL.

Tomar decisões e não agir em favor delas significa reuniões improdutivas e sem resultado, desmotivando líderes e membresia da igreja, entretanto, se existe uma cobrança e acompanhamento e a consequente prestação de contas nas reuniões posteriores o projeto avança e ocorre um ciclo constante de melhorias e integração.

Encerramento

É a finalização do documento, colocamos os agradecimentos do presidente aos presentes, registramos o nome de quem redigiu a ata e as respectivas assinaturas, também é importante detalhar a hora que a reunião terminou.

A ata só tem validade se aprovada pelos presentes ou por quem, em tese e se necessário, tem direito a voto.

A leitura e aprovação da ata pode ser feita na reunião seguinte quando se tem reuniões periódicas, fazendo constar na ata daquela reunião, entretanto, se este não for o caso, principalmente em se tratando de assembleia.

É importante que a confecção e a leitura da ata seja feita no dia da reunião até mesmo para que os presentes possam fazer as observações necessárias, a mesma possa ser aprovada e encaminhada para o respectivo registro em cartório, se houver necessidade.

No link abaixo temos o exemplo de uma ata, onde observamos tudo que foi escrito acima e que pode ser utilizado como modelo para suas futuras atas:

Registro em Cartório

Registros da Igreja em Cartório

Não existe nenhuma obrigatoriedade do registro das atas em cartório, a não ser o registro do próprio estatuto da criação da entidade.

Entretanto, algumas reuniões tem importância tamanha que merecem ser registradas para se evitar qualquer questionamento quanto a sua legitimidade.

Atas de Eleição da Mesa Diretora, Posse da Mesa Diretora, Autorizações para compra de Terrenos, Prédios, reuniões com assuntos polêmicos devem ser bem redigidas e registradas em cartório, as Atas de Posse da Mesa Diretora são requisitadas pelos bancos para abertura e manutenção da conta corrente da igreja.

Nos nossos sistemas para igrejas temos uma rotina específica para o controle e arquivo das atas de reuniões, a rotina não confecciona a ata sozinha, ela deve ser digitada, o programa salva numa pasta específica facilitando a busca e edição das atas quanto necessário.

Na rotina que funciona em integração com o Word da Microsoft é possível também salvar e ler arquivos no formato PDF, BMP e JPG para os casos de atas registradas em cartório.

Organização da Secretaria de Igreja

Pois bem, agora, vamos falar da organização, propriamente dita, na Secretaria da Igreja Evangélica, de onde partir, o que fazer primeiro, definição das prioridades e quais ferramentas utilizar para cada tarefa.

Como já repetido, por várias vezes, a Secretaria tem um papel fundamental no crescimento e na organização das igrejas, o próprio secretário deve elaborar uma rotina a ser seguida, visto que cada igreja, cada gestor tem uma forma própria de administrar.

Organização da Secretaria de Igreja

O Secretário tem que ter em mente que a razão da ser da igreja é o membro, ele é a figura das mais importantes no seio da cristandade.

Seja porque de um lado é com os dízimos da membresia que a igreja se mantém como instituição e de outro porque ela é a destinatária da palavra e dos ensinamentos que unem o povo cristão em torno de um único ideal, a salvação em Cristo Jesus.

Não é possível se conceber uma igreja sem a sua membresia.

Desta forma, o Secretário ou Secretária deve dispensar uma atenção especial, diria até refinada no trato com a membresia, deve manter controles apurados, individual de cada membro e família onde seja possível obter o endereço, telefone, celular e outras informações de interesse que possam ser utilizada em algum momento pela igreja.

Em igrejas de porte médio e grande é altamente recomendado que o Secretário possa contar com auxiliares, se possível com vínculo de emprego com a igreja, para desempenhar tarefas do dia a dia da instituição.

O Secretário deve, como já dissemos, ter uma rotina e uma forma própria de trabalho, entretanto pode lançar mão de algumas ferramentas para o melhor controle de sua membresia:

Ficha de Cadastro de Membro

É importantíssima, obviamente que cada igreja deve adaptar a ficha as suas próprias necessidades e a sua forma de administração, ela deve estar sempre atualizada e refletir com exatidão os dados dos membros.

Ficha de Cadastro de Membros

É importante que as informações constantes das fichas de membros estejam divididas em blocos, exemplo – Dados Pessoais, Dados Familiares, Dados Profissionais e Dados Ministeriais.

Credencial de Membro

Importante para algumas, desnecessária para outras, a credencial de membro ou carteirinha de membro é documento de identificação do crente, igrejas tradicionais já fazem uso desta ferramenta há muito tempo, algumas igreja dispensam o seu uso.

Com o avanço da tecnologia e dos sistemas de impressão hoje podemos criar esses documentos com visual moderno, incluir a foto digitalizada do seu titular, incluir o timbre da igreja;

Também é possível imprimir em papel e depois plastificar ou ainda fazer a impressão em PVC o que lhe confere um ar de moderno e clássico.

Correspondências

Vivemos hoje na chamada “Era da Informação”, a comunicação nunca esteve tão em alta, as redes sociais dão o tom do avanço, é tudo muito rápido, quase no mesmo minuto se tem a resposta do chamado.

Entretanto, a comunicação escrita, aquela que ainda colocamos no correio ainda está longe de acabar, desta forma temos duas formas distintas, porém eficientes de comunicação e não se pode abrir mão de nenhuma delas.

Exemplo de correspondências das quais o Secretário tem que cuidar.

  • Cartas de Aniversário;
  • Cartas de Recomendação;
  • Cartas de Mudança;
  • Convites para Eventos.

Controle dos Batismos

A Importância do Batismo

Digamos que, á grosso modo, o candidato ao batismo é um pretendente da igreja, é no batismo que o membro confirma o seu vínculo, a sua união em espírito com a mesma.

E a partir daí ele passa a ter uma responsabilidade, um compromisso mais sério com os atos, e porque não dizer, com os fatos e acontecimentos da igreja.

Nestas palavras é possível perceber a importância deste acontecimento para a igreja e cabe ao Secretário promover a organização de toda a rotina para a preparação do batismo.

Informatizar para Organizar

Imaginemos que o Pastor Presidente de uma determinada igreja requisite de seu Secretário todos os membros que ingressaram nos quadros nos últimos cinco anos e que agora não estejam mais frequentando a igreja.

Obviamente que essa  é uma situação hipotética, mais na vida real ela poderia ainda ter mais variáveis, o pastor poderia incluir por exemplo, os que não estão em dia com os dízimos ou com a Santa Ceia.

Como Resolver Essa Questão?

Usando Software de Gestão para Igreja

Se isso só acontece de vez em quando e você não tem essas informações de forma eletrônica, o jeito é correr ficha a ficha e ir separando aquelas que satisfazem o pedido do gestor.

Mas espera aí, o pastor  deseja somente aqueles que não estão em dia com o dízimo, essa informação não é do meu departamento, o que fazer agora?

Tenho que pegar as fichas que separei e sentar com o tesoureiro para separar somente aqueles que atendem a demanda do pastor, ou seja, não estão em dia com o dízimo.

Acrescente-se a essa dificuldade que o pastor não quer as fichas, ele quer uma lista, por exemplo, com e-mail e telefone; então, agora de posse das fichas, lá vai o secretária digitar os dados obtidos na separação das mesmas.

É muito trabalho não é mesmo?

É por isso que existem os sistemas de informática, e mais ainda os sistemas voltados à gestão de igrejas. Toda essa trabalheira que descrevemos acima poderia ser realizada em poucos minutos e com muita precisão.

Os nossos programas para igrejas contam com rotinas para todas essas tarefas que descrevemos e muito mais, não adianta informatizar a desorganização.

Conte com a nossa experiência de 25 anos de mercado, ajudando as igrejas a ser organizarem e crescer com segurança de quem sabe os caminhos que trilha.

139 comentários em “O Papel da Gestão da Secretaria na Igreja Evangélica”

        • Ola grato por acompanhar as nossas publicações. São dois momentos distintos, para se desligar da diretoria, do cargo de secretária, você deve enviar um ofício ao presidente da entidade, informando de sua decisão, faça em duas vias e entregue mediante protocolo, peça uma resposta do presidente, por escrito, afirmando que aceitou seu afastamento. Após isso você passa a ser um membro comum, deixando de ir na igreja você será excluída com o tempo do rol de membros.

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      • Muito bom.
        Pergunta: o secretário ou secretária pode emitir avisos à igreja, por qualquer meio, (como tomadas de decisão) sem fazer mensão à autorização do pastor? Fazendo parecer que é uma decisão própria?

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        • Edvaldo, grato por acompanhar nossas publicações e interagir conosco. Cada caso deve ser analisado separadamente, mas respondendo a sua questão de modo genérico, os departamentos que o estatuto cria e os cargos a eles atribuídos, como por exemplo, secretário e tesoureiro, são auxiliares do pastor e titulares de direitos e obrigações descritos no próprio estatuto, cabe sim aos titulares desses cargos tomar as decisões autorizadas pelo texto do estatuto e não proibidas por este, o estatuto fala que algumas ações são em conjunto, por exemplo assinar cheques ou autorizar débitos em contas bancárias, enfim eles podem deliberar sem necessariamente pedir autorização para o pastor presidente, desde que não invada a competência deste ou de outro cargo. Não pode por exemplo o secretário receber dízimos e ofertas, fazer pagamentos, está fora de sua competência originária. Espero ter ajudado.

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      • Ola Luiz Felipe, grato por acompanhar as nossas publicações. Sim, o secretário e qualquer outra pessoa pode ajudar na organização da tesouraria, desde que haja concordância do titular da pasta, ou seja, o tesoureira. Enfim, essa ajuda não pode ser imposta, tem que ser em comum acordo. Espero ter ajudado.

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      • Ola Jacob, grato por acompanhar as nossas publicações. Existem outros dois artigos sobre esse assunto, a parte 2 e a parte 3, não deixe de ler e dar a sua opinião.

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    • Boa tarde! Me colocaram com 2 secretaria de uma igreja, mais já sair da igreja já tem uns 4 anos e meu nome ainda está com se eu estivesse no cargo de secretaria, mais nunca fiz nada na secretaria da igreja e agora meu pastor pediu para eu fazer uma carta de renúncia e Ass. E reconhecer firma no cartório. Só gostaria de saber se vai ter complicações pra mim ou não. Ou se assembleia geral só vai tirar meu nome e colocar outra secretaria.

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          • Olá Mario, grato por acompanhar as nossas publicações. O que define, no âmbito da legalidade, essas questões na igreja é o seu estatuto e, se houver, o regimento interno. O estatuto deve ter um capítulo que vai falar dos direitos e obrigações dos membros. A instituição igreja é da comunidade de pessoas que a fundaram e dos que vieram depois, tornaram-se membros e ajudam a mantê-la com seus dízimos e ofertas e também com o seu trabalho voluntário. Via de regra, o princípio da transparência deve ser uma constante nas igrejas, nada deve ficar oculto e os membros devem ter conhecimento de tudo que acontece na instituição. Na minha modesta opinião, qualquer pessoa que seja membro pode participar de uma reunião ministerial na igreja, entretanto, essa pessoa precisa ter bom senso em não atrapalhar a reunião, se o assunto tratado não for do seu conhecimento, nem da sua alçada e apenas opinar se for convidada para tal. Essa é a minha modesta opinião, podem haver pessoas que pensam o contrário e eu respeito.

    • Eu quero orientações ,das atribuições de uma secretária na igreja petencostal .Pois recebi o convite e fiquei muito feliz porém não sinto preparada.

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      • Ola, grato por acompanhar as nossas publicações. Irmã comece estudando os estatutos da igreja, eles são a primeira coisa que você deve aprender, veja no capítulo que fala das obrigações da Secretaria, depois estude os demais cargos. Treine para fazer uma ata, aos poucos você vai pegando o jeito, tem bastante material na internet e aqui no nosso blog.

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      • Boa tarde, sou secretária há uns 23 anos na igreja quadrangular de Morada da Barra, Vila Velha, e sempre anotando os nomes dos membros né, pegando os nomes dos visitantes e telefone e endereço, tem muito tempo, que escrevia mensagens, para entregar para os membros até para os visitantes. Aí teve um, que deu até um testemunho na igreja, que perdeu a mãe, conversava com uns e outros, ninguém dava atenção, e quando recebeu a minha pequena mensagem mensagem, simplesmente mudou feição, não quis se matar, por causa da depressão, e até pediu um abraço, e eu dei, nossa nesse dia, fiquei muito feliz e agradeci muito à Deus. E teve outro momento, a pessoa chegou pra mim, falou que recebeu uma mensagem minha, mesma mensagem que recebeu lá atrás. Então hoje, meus pastores, me chamou para conversar né, porque Deus me chamou para esse chamado muito grande e é muito importante. E tem muito mais para mim,porque agora ou com tempo, vou ter a sala de secretária, que nunca tive, as pessoas que vão chegar pra mim, para pedir informações e em todas as áreas. Para ser sincera, estou muito aflita, porque vou ter que escolher uma pessoa pra estar me ajudando na parte da secretária, tipo quem quer ser secretária né, mas estou muita tranquila, porque eu já posso pedir ajuda aos juniores para estar me ajudando, e eles gostam e escrever no bloquinho mensagem para poder estar entregando. Só queria saber o que poderia está fazendo, que estou querendo fazer, está certo, nossa estou perdida, porque não conheço um secretário ou secretária de uma igreja, para me dá uma informação.

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        • Olá grato por acompanhar as nossas publicações. Irmã, Deus te deu um dom muito especial, agora está te chamando para você assumir mais uma responsabilidade. Pense assim, ninguém nasceu sabendo, as pessoas aprendem e Deus as capacita, Ele não vai te dar um fardo que você não possa carregar. Vai na fé!!! Deus te abençoe.

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  1. Gostei muito do artigo, estou iniciando agora como secretária de minha igreja e realmente o conteúdo fornecido aqui irá me ajudar bastante.

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  2. Bom Dia…
    Vocês tem Algum Sistema Para Secretaria? Sou da Assembléia de Deus Ministerio de São José do Rio Preto em Novo Horizonte SP, necessitaria de um sistema não muito caro ou Gratuito e que tivesse todas as funcionalidades que utilizo na Secretaria.

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  3. A paz de Cristo. Sane uma duvida minha, por favor? Fui secretaria de um determinado ministerio por 4 anos e ha 2, fizemos tudo como se deve em relaçao a lei. Estatutos , regimentos e registros em cartório. Enquanto assinava a papelada que o cartorio exigia, percebi alguns erros e alguns deles nao relatavam a verdade e muito menos tinham o conhecimento do corpo de obreiros. Pois bem, a verdade é que, agora me desliguei desse ministerio e consequentimente do cargo a mim, atribuido. A pergunta: É necessario tomar alguma medida legal em relaçao ao meu desligamento? Preciso novamente assinar papeis ? Ou posso simplesmente sair?

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    • Ola grato por acompanhar nossas publicações.
      Gostaria muito de poder ajudá-la, mas o seu questionamento é muito subjetivo e também fica difícil emitir uma opinião sem analisar a frio a documentação. Melhor seria você procurar alguém na sua região, com documentos em mãos, ai sim seria possível, ao menor, lhe orientar melhor.

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  4. obrigada por esses ensinamentos,estarei assumindo a secretaria de uma denominaçao religiosa. Esses arquivos estao me ajudando muito. Que Deus os abençoes sempre

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  5. Através do post eu consegui entender com clareza o que de fato a secretária faz na igreja. Eu sou a primeira secretária da minha igreja e não tenho nenhum curso profissional, mas o importante é que meus líderes tem se agradado do meu trabalho, pois aprendi o básico nesse post do site. Muito obrigada!

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  6. obrigado Maurício pelo material. estou montando um material para treinamento na transição da secretaria da Igreja. aguardei a parte 2 do seu material publicado. posso reproduzir este já postado
    ??

    Responder
  7. Olá!

    Para uma secretária de uma igreja evangélica renunciar o cargo é preciso acionar um advogado? Pois, fui orientada pela presidente da congregação à contratar um advogado para poder entregar o cargo de secretária.

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    • Não necessariamente, seria interessante se alguem lhe aconselhar profissionalmente nas questões que você não entender, mas, não é obrigatório, basta que você aprsente uma carta de renúncia ao cargo, com protocolo, recibo de que você entregou, na carta deixe claro que você vai deixar o cargo imediatamente após a entrega do documento. Fica em Paz.

      Responder
  8. BOA TARDE NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS ,FIQUEI MUITO SATISFEITO PELO CONTEÚDO DE UM BOM SECRETÁRIO NA IGREJA ISSO NOS AJUDA A NOS DESENVOLVER COM BASTANTE SABEDORIA EM RELAÇÃO A OBRA DE DEUS, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO PELA POSTAGEM.

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  9. gostei muito dos ensino e esplicacoes , vc lhe pedir aajuda a vcs porque acabei de receber um cargo na igreja de secretária, tudo isso porque eu tenho coatume de anotar tudo na igreja na minha agenta entao, eu sempre estava atento aa rotina da igreja nossa igreja ja e nova tem um ano de congregação da teve uma reuniao dos obreiro , e eu anotei tudo que foi dito..e o pastor falo que se eu podia ser a secretaria da igreja eu aceitei mas nao sei o tanto uma secretaria faz.

    Responder
  10. muito bom Deus abençoa muito sou a nova vice-secretaria da Igreja e estou me preparando para fazer bem o meu trabalho na Igreja estes ensinamento foram nota mil.

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      • Presado Sr. Mauricio das Neves;
        É com muita Satisfação que solicito de vsa.uma orientação no cargo de secretario eclesiastico, tendo em vista a minha pouca experiencia na função, recebi o chamado recentimente e estou muito feliz pelo cargo a mim confiado e gostaria de orientação pra que eu possa desempenhar com competência e responsabilidade a obra de Deus.

        Responder
        • Prazado Jessé Costa, grato por acompanhar as nossas publicações e parabéns pelo cargo de secretário. Temos bastante artigos aqui no nosso blog que auxiliar os secretário, além desse artigo temos outros dois somente sobre o papel da secretaria, temos também outras situações específicas. Nós temos também um sistema de computador, um programa desenvolvido especialmente para auxiliar as igrejas evangélicas com essas tarefas da secretaria, nesse sistema é possível cadastrar os membros, as crianças, os congregados, emitir a carteirinha de membro, guardar as atas, controlar presença, ver os aniversariantes, fazer carta de recomendação, fazer certificados de apresentação de batismo, de escola bíblica, enfim vai auxiliar bastante o irmão na sua tarefa. Havendo interesse acesse o nosso site http://www.soareseneves.com.br

          Responder
  11. A paz do Senhor irmãos em Cristo Jesus

    Amei o post, pois li os três artigos de gestão das igrejas e reconheço que aprendi bastante e vou colocar em prática. Pois fui tenho desenvolvido trabalhos de secretariado na minha igreja e muita coisa vai mudar para melhor na igreja de nosso Senhor Jesus e será muito útil para a gestão da igreja no seu todo

    Bem haja o vosso trabalho e investimentos em programas de gestão de igrejas

    Responder
  12. MUITO OBRIGADO,QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.
    FOI MUITO UTIL SEU ARTIGO É SEMPRE QUE EU PUDER VOLTAREI PRA DAR UMA REVISADA. OTIMO TRABALHO.
    FICA NA PAZ.

    Responder
  13. Mais um excelente artigo!
    Parabéns mais uma vez! Seu artigo é esclarecedor, norteador e motivador!
    Deus em Cristo continue lhe abençoando!

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  14. Li os três excelentes artigos acerca da Secretaria da Igreja Evangélica, parabéns!
    Todos muito eclarecedores e compreensivos!

    Parabéns!!!

    Responder
  15. Depois de alguns anos Deus me acha novamente como secretária da minha congregação 2020… estou me atualizando com sua apostila fiquei satisfeito….Obrigada na paz do Senhor

    Responder
  16. Boa noite me colocaram como 2 secretaria de uma igreja mais nunca fiz nada, vim saber só agora que eu teria que fazer uma carta de renúncia ao cargo, que nunca estive. Eu já sai da igreja já tem 4 anos. Gostaria de saber se isso não vai dar problema pra mim. Muito obrigada

    Responder
    • Ola Cleidiane, grato por nos acompanhar. Apenas por medida de segurança, faça a carta informando sua renúncia ao cargo. Entregue contra recibo, tenha o comprovante guardado. Ainda por medida de segurança, procure alguma coisa no seu CPF no serviço de proteção ao crédito. Isso não deve lhe trazer nenhum problema, mas é sempre bom se precaver. Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Responder
  17. Obrigado Mauricio isto vai me ajudar bastante uma vez que foi apresentado a um semana atraz na nossa congregacao como primeiro secretario e com isto vou aprimorar os meus conhecimentos que DEUS o abençoe muito

    Responder
  18. Por favor aqui uma igrejinha q esta comecando e eu nao sei como é a ata e qual livro de anotacoes devo comprar, a secretaria quem cuida dos dizimos e ofertas?
    Por favor se puder me ajudar me mandando amostras dos papeis q tenho q ter m maos

    Responder
    • Ola Ailma, grato por acompanhar as nossas publicações, nos perdoe pela demora na resposta, estamos em processo de reformulação, atrasou um pouco. O livro que você deve comprar é o livro de atas, mas você deve ter também as fichas dos membros sempre atualizadas, o ideal é você ter um sistema, um programa de computador para lhe ajudar nessas tarefas.
      Em relação aos dízimos e ofertas, NÃO É PAPEL da secretaria cuidar disso, esse trabalho deve ser feito pela TESOURARIA.
      Aqui no nosso blog tem bastante material que vai te ajudar a tomar decisões mais acertadas, leia os artigos do nosso blog.

      Responder
  19. Olá, gostaria de agradecer a boa vontade em nos auxiliar com essas dicas.
    Realmente são muito úteis e com certeza me ajudou bastante, já sou secretária formada, mas nunca tinha trabalhado em uma igreja então fiquei sem saber ao certo as atividades de uma secretária em uma igreja. Obrigada! ♡

    Responder
  20. Graça e paz!
    Em janeiro deste ano 2023, meus pastores foram ungidos a apóstolos e logo eu fui a secretaria, mas até agora não me passaram nada pra fazer, somente fui comunicada do cargo.
    Estou tendo um grande problema, muita gente fazendo os serviços da secretaria, todas essas funções estão divididas entre os membros.
    Só acho que como a igreja cresceu e hoje já tem uma secretaria, não será mais necessário tanta gente fazendo o que é pra eu fazer.
    Ja pensei até em desistir do cargo antes mesmo de assumir, mas não sei como chegar nos meus apóstolos
    e cobrar isso.
    Desde ja agradeço a ajuda!!

    Responder
    • Ola Célia, grato por acompanhar as nossas publicações. Se você leu essa série que é composta por três artigos, certamente saberá reconhecer o valor que tem o órgão secretaria dentro da igreja e, é claro, consequentemente, a pessoa que ocupa o cargo. Para te ajudar a tomar uma decisão, vou dar a minha modesta opinião.
      Desistir não é uma opção, quando o Senhor nos coloca em algum cargo na sua obra, a não ser por motivo de força maior, temos que ir até o fim e dar o nosso melhor.
      Eu acho louvável que os membros estejam lhe ajudando nos serviços da secretaria, o que você precisa fazer é tomar a frente, ser a lider deles, tudo, tudo, absolutamente tudo deve passar por você e você autorizar ou não, senão vira bagunça, desordem, tudo tem que ter um “gerente”, no caso você.
      O que você vai fazer?, agende uma reunião com seus apóstolos, anote tudo antes, tudo o que você tem que DECIDIR COM ELES, e comunique a eles, sou a secretária e tenho as minhas responsabilidades na instituição, então a partir de agora, eu vou dirigir isso, isso eu quero, isso eu não quero, aquilo vamos fazer, aquele outro não vamos fazer. Alguma coisa eles vão concordar outras não, vocês devem chegar a um meio termo nas discordâncias.
      Depois faça uma reunião com os membros que fazem alguma coisa na secretaria, comunique a eles, se possível formalmente, faça uma ata da reunião. E lhes diga como você quer que seja daqui pra frente, já que a secretaria é sua e você tem responsabilidades com o que ocorrer de errado. Você pode dispensar algumas pessoas, irmão você estava fazendo isso, não precisa mais fazer, eu vou fazer ou passar para outro fazer. Os que vão continuar, comunique-os que antes de qualquer procedimento você deveerá ser comunicada e depois também, você quer saber como tudo ocorreu.
      Espero ter ajudado.

      Responder
    • Edvaldo, grato por acompanhar as nossas publicações. Realmente, a secretaria e consequentemente o seu titular, é o centro nervoso das decisões mais importantes da instituição, ela é muito importante.

      Responder

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